Regresso às aulas


O início da escola é sempre um momento muito especial. Expectativas, receios, alegrias. Reencontros e brincadeiras. Novos desafios. Um misto de emoções fortes na vida destas crianças e jovens. Em Moçambique cada ano lectivo tem o seu inicio a Janeiro, na época quente e das chuvas.


O dia começa cedo. Higiene pessoal, "mata-bicho", farda vestida e está na hora de caminhar até à escola.

Nas salas cheias ouve-se em uníssono: "Bom dia senhor professor."

"Como estão?" pergunta o professor.

"Estamos bem, obrigada" - respondem as alunas.

E assim se inicia a aula....

Um grande número de escolas não possui infra-estruturas adequadas de água e saneamento. Há falta de mesas e cadeiras e material escolar nas salas de aula. Muitas turmas estão sobrelotadas. Por outro lado, o impacto da pobreza, do HIV e outras endemias agravou a responsabilidade das escolas, nomeadamente perante as crianças das famílias com menos recursos, os órfãos e raparigas, grupos estes mais susceptíveis ao risco de abandonar a escola ou mesmo de não estudar.

Através do Ser Humano, procuramos garantir o sucesso escolar e a inserção socioprofissional das crianças e jovens dos centros apoiados. Trabalhamos para que estas e estes adquiriram e desenvolvam competências pessoais, escolares e sociais, que lhes permitam quebrar o ciclo de pobreza. Com o início das aulas começamos também as aulas de apoio ao estudo, informática, línguas e formações temáticas. Este investimento continuado e o qual acontece graças aos doadores traduz-se numa taxa de sucesso escolar elevada que em 2009 se situou na ordem dos 90%.


Da mesma forma que as crianças iniciam um novo desafio, neste caso académico, a equipa Ser Humano começa igualmente um novo desafio - o de estar ao serviço destas crianças e jovens e facilitar o seu crescimento harmonioso.